História

O Instituto Relfe atua pela garantia de direitos da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social. Trabalhamos pela inclusão social, promoção da cultura e cidadania, autonomia, geração de oportunidades e sustentabilidade.

Somos uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, nascida e atuante em Peruíbe desde 2007. Estamos inseridos na Vila Erminda, um dos bairros maisvulneráveis da cidade, onde a escassez de oportunidades contribui para um cenário de risco.

Uma das características mais marcantes dessa população é a falta de perspectivas, de um projeto de vida que rompa com o ciclo da pobreza e marginalização. Crianças e adolescentes são os principais afetados por essa realidade, pois vivem expostos a ofertas do crime e ao tráfico de drogas, a abuso e exploração sexual, à violência doméstica e à exploração do trabalho infantil.

Essa oferta diminui o assédio da criminalidade, pois expõe menos as crianças e adolescentes às ruas e à ociosidade, e contribui concretamente para a construção de um projeto de vida digno, com perspectivas ampliadas.

Durante nossos 16 anos de atuação já atendemos a mais de 2 mil famílias, cumprindo nossa missão de sermos agentes transformadores na vida do nosso público.

MISSÃO
Efetivar a cidadania e promover a  autonomia de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, promovendo o acesso à cultura, ao esporte e à formação para o mundo do trabalho.

VISÃO
Ser um agente transformador na vida de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social, atuando de forma sustentável e humanitária.

VALORES
Ética; Solidariedade; Fraternidade; Equidade; Transparência

Projeto Sementes

O Projeto Sementes é um contraturno escolar (SCFV), que tira crianças e adolescentes das ruas, evitando que fiquem ociosos e expostos às ofertas de todo tipo de criminalidade e exploração do trabalho infantil.

Seu objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Diariamente oferecemos oficinas culturais (música, dança, teatro e artes plásticas), esportivas (karatê, jiu-jitsu, boxe, futsal, vôlei e recreação) e educação socioambiental.

Além das oficinas, oferecemos diariamente alimentação para todos as 150 crianças e adolescentes atendidos neste projeto (06 a 14 anos). Dessa forma garantimos direitos básicos como cultura, convivência comunitária, respeito e principalmente dignidade.

RELFE TECH

O Relfe Tech é um projeto de preparação para o mundo do trabalho que atende mais de 100 adolescentes (14 a 18 anos) em situação de vulnerabilidade.

O projeto tem como objetivo desenvolver habilidades necessárias à inserção no mundo do trabalho, por meio de cursos de informática, marketing digital, design gráfico, assistente administrativo, empreendedorismo e inglês.

Além dos cursos, os alunos participam de um projeto de mentoria com profissionais de destaque do mercado de trabalho que compartilham com eles dicas e experiências para os jovens aspirantes.

O Relfe Tech representa para esses jovens a única oportunidade de adquirir essas habilidades e de se inserirem no competitivo mercado de trabalho.

JOVEM APRENDIZ

O programa Jovem Aprendiz do Instituto Relfe oferece uma oportunidade única para que jovens adquiram habilidades práticas, ganhem experiência profissional e estabeleçam vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Através do nosso programa, os participantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades valiosas enquanto ganham um salário de nossas empresas parceiras.

Além disso, os programas de aprendizagem para jovens oferecem experiência profissional prática.

Os jovens aprendizes trabalham em ambientes do mundo real sob a orientação de profissionais experientes, permitindo-lhes aplicar conhecimentos teóricos a situações práticas e desenvolver competências específicas do setor.

O impacto dos jovens aprendizes no mercado de trabalho é significativo.

Estes programas não só proporcionam oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho, mas também trazem habilidades contemporâneas, conhecimentos tecnológicos e uma nova perspectiva que são inestimáveis ​para as empresas.


Ao fornecer uma base sólida de competências e experiências, os programas de aprendizagem capacitam os jovens a concretizar todo o seu potencial e a fazer contribuições significativas para o crescimento e o sucesso das empresas

Galeria

Faça seu cadastro para contratar um Jovem Aprendiz

Faça aqui seu cadastro para encontrar o primeiro emprego

Pular para o conteúdo