Marcos Sadao Shirakawa é quem conduz a direção artística e a coordenação pedagógica do Instituto Relfe
Com uma bagagem profissional de 35 anos de experiência no universo da música, o Maestro Sadao compartilha seu conhecimento com o Instituto Relfe desde agosto de 2017.
Ele tem uma equipe de professores de teoria e prática musical que são todo o suporte às crianças e adolescentes beneficiados gratuitamente pelo projeto. Além disso, ele é o regente da Banda Sinfônica e da Orquestra do Instituto Relfe, que tem apresentado um repertório que une o erudito e o popular em diferentes eventos.
Saiba mais sobre esta referência na música e que teve passagens importantes como pela Banda Sinfônica de Cubatão e pela Banda Sinfônica do Estado de São Paulo – esta última considerada uma das 10 melhores do mundo! Já chegou a reger 75 concertos em um ano!
Começou em uma fanfarra escolar aos 9 anos após ter sido inspirado ao assistir uma apresentação da irmã alguns anos antes no centro de São Paulo;
Aos 12 anos foi responsável por conduzir a fanfarra em um importante desfile de bairro, após a saída do instrutor;
Aos 14 anos começou a estudar trombone no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e, mais tarde, se formou como Bacharel em Música – Trombone, pela ECA – USP;
Foi regente convidado em dezenas de festivais e concertos pelo Brasil e pelo mundo. Um dos que considera inesquecível foi o I Festival Música das Américas, realizado no Pará em que esteve presente com toda a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, conheceu e compartilhou experiências com bandas de várias regiões do Estado. “Parte do nosso grupo viajaram de barco, uma necessidade do local para chegarmos ao destino. Com isso percebemos de perto todo o esforço e dedicação que as bandas daquela região precisam fazer para adquirirem mais conhecimento”, relembra;
Tem participação em 4 álbuns, todos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo: Maxixe Urbano (2014), atuou como Maestro – este você pode ouvir aqui; Sinfonia Latina (2006), como Trombonista sob a batuta do Maestro Abel Rocha; Fantasia Amazônica (2004), como Trombonista; Suíte Tropical (2003), como Trombonista;
Ah! Ele adora ir para o trabalho de bicicleta e já se habituou ao ritmo do litoral!
Para finalizar, o Maestro Sadao deixa um recado sobre seu trabalho no projeto Notas do Futuro: “Me sinto muito feliz em participar do aprendizado dessas crianças e adolescentes.
É muito bom compartilhar conhecimento com eles e com os profissionais do Instituto Relfe. Espero fazer parte positivamente da mudança na vida deste público, proporcionando mais possibilidades e oportunidades, seja na música ou na vida. Desejo que estes jovens tenham consciência da sua importância no grupo social, na família, na sociedade”.
E aí, curtiu!? Fique ligado nas nossas redes sociais e no site para receber as notícias sobre o Instituto Relfe. 🙂
Uma resposta
Quanta alegria ver esta menção a este excelente profissional, com quem tive o prazer de trabalhar, na maravilhosa e saudosa Banda Sinfônica do Estado de São Paulo! Que bom saber que ele está atuando em terras caiçaras.. Abraços, Maestro Sadao! Sucesso Instituto Relfe. Adriana Biller Aparicio.