Nossa História
O Instituto Relfe, fundado pelo empresário Sr. Flávio Grassano em 2007, atua pela garantia dos direitos da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social. Localizado na Vila Erminda, um dos bairros mais vulneráveis de Peruíbe, o instituto trabalha pela inclusão social, promoção da cultura, cidadania, autonomia, geração de oportunidades e sustentabilidade. Vamos explorar a história do Instituto Relfe em detalhes:
O projeto inicialmente chamado de Projeto Relfe, com o slogan “Uma Fábrica de Amor”, atendia três vezes por semana e contava com recursos próprios, dos filhos e ajuda da esposa, filhas e voluntários.
Nos primeiros cinco anos, enfrentaram muitas dificuldades sem praticamente nenhum apoio externo.
A partir de 2012, o Instituto começou a se organizar institucionalmente e, em 2014, firmou sua primeira parceria com o poder público.
Em 2015, o Instituto Relfe assumiu a administração do abrigo de adolescentes da cidade, um grande desafio na época na região.
Em 2019, o trabalho no Caraguava foi assumido pelo Instituto No mesmo ano, conseguiram parcerias com a Fundação Salvador Arena e a Fundação Banco do Brasil para a compra de instrumentos musicais, dando início ao projeto “Notas do Futuro”.
O projeto de música atendeu mais de 300 crianças na cidade e com a chegada do grande maestro em Marcos Sadao Shirakawa, ex-maestro da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, o projeto assume um novo patamar na cidade.
A Banda Jovem Sinfônica do Instituto Relfe passa a ser reconhecida pela excelência do trabalho desenvolvido e começa a receber diversos convites para se apresentar por toda a cidade.
Em 2018 a Banda Jovem Sinfônica realiza uma apresentação com um dos maiores instrumentistas do país, o acordeonista Toninho Ferragutti.
Em 2017, o Instituto inaugurou um novo polo no Caraguava, atendendo mais de 200 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade Caraguava em Ação (ICA), que continua tocando o projeto com qualidade e dedicação.
No segundo semestre de 2024 inicia o Polo Guaraú do Programa Relfe Tech em parceria com a ong Vida e Surf.
Em 2023, o Instituto Relfe assumiu um novo desafio: atender os adolescentes de 14 a 18 anos do bairro da Vila Erminda, oferecendo cursos profissionalizantes em Informática e Empreendedorismo.
No ano seguinte, em 2024, o Instituto firmou uma parceria com a prefeitura e passou a oferecer 300 vagas em 8 modalidades diferentes, contribuindo para uma verdadeira transformação na comunidade.
Ainda em 2024, o Instituto Relfe lança mais dois novos programas: o Programa Jovem Aprendiz e o Programa de Estágios.
Esses programas visam completar um círculo virtuoso, oferecendo oportunidades para os jovens formados no Relfe Tech ingressarem no mercado de trabalho e trilharem uma vida mais digna e cheia de possibilidades.
O Instituto Relfe é um agente transformador na vida de crianças e adolescentes, promovendo a cidadania e a autonomia por meio de projetos sociais e educacionais.
Sua atuação é essencial para romper o ciclo da pobreza e marginalização, oferecendo perspectivas ampliadas e dignidade a essa população vulnerável.