Concerto Didático?

Qual a diferença entre Orquestra e Banda Sinfônica? Que instrumento é este? O que é música sinfônica? Estas são algumas das questões respondidas pelo Maestro Marcos Sadao Shirakawa em um Concerto Didático. A explicação de tópicos relacionados à música erudita acontece, de forma interativa, entre uma e outra música do concerto, apresentada pela da Banda Sinfônica do Instituto Relfe.

Para compartilhar mais conhecimento e inspirar os jovens de Peruíbe, até o final do ano, alunos de escolas da rede pública da cidade serão contemplados com esta troca de conhecimento e cultura. No total serão 12 Concertos Didáticos, com muita informação e acesso à cultura. Em 4 tópicos, o Maestro Sadao comenta o que os Concertos Didáticos podem proporcionar às crianças e adolescentes.

Apresentar instrumentos musicais de uma banda sinfônica

Muitos podem conhecer uma flauta, mas e uma tuba? E um eufônio? Qual o som de um trompete? E de um trombone? Para crianças e adolescentes, o universo musical se mostra ainda maior ao participarem de um Concerto Didático. Todos os instrumentos da banda, bem como os seus sons, são apresentados, demonstrados e apreciados ao vivo. Este pode ser o primeiro passo rumo à música instrumental.

Despertar o interesse pela música instrumental

Antes e depois de apresentar as diferentes possibilidades de sons e tantos instrumentos musicais, a Banda Sinfônica do Instituto apresenta um repertório que mescla o erudito e o popular. Ao alternar o momento de compartilhar conhecimento com as musicas do concerto, é possível atrair a atenção do público.

O Concerto Didático proporciona o contato direto com uma banda sinfônica, que pode ser o primeiro de muitos. Ele representa um novo mundo para os participantes e é o momento que o público mirim prepara os ouvidos para receber novos sons.

Estimular a busca por estilos musicais não convencionais

A música sinfônica nem sempre está disponível nas rádios ou canais de televisão. Porém, existem diferentes vertentes musicais no mundo. Em um Concerto Didático, este horizonte é ampliado para os participantes, que têm acesso, em particular, a conceitos da música erudita. As informações e curiosidades são transmitidas de  forma leve e didática. 

Nós devemos proporcionar o acesso à cultura e entretenimento. Portanto, este contato com novas músicas e compositores, pode significar o início de apreciação da música erudita e de outros estilos musicais existentes. O importante é mostrarmos que existem novas perspectivas.

 

Formação de plateia

Ao receberem incentivos para apreciarem a música erudita desde cedo, estas crianças e adolescentes serão as próximas plateias de concertos diversos. A apresentação da Banda Sinfônica do Instituto Relfe é um estímulo para muitos destes jovens. Eles podem se espelhar nos participantes do projeto Notas do Futuro, por exemplo. Os ainda mais interessados tendem a buscar mais informações para encontrar novas músicas e possibilidades.

Os Concertos Didáticos são importantes para romper a barreira entre a plateia e a música sinfônica.  Estar nas escolas públicas é uma forma de conectar o público com a música sinfônica e convidar o público infanto-juvenil a participar conosco deste universo tão enriquecedor.

Já recebeu um Concerto Didático na sua escola?

Faça um comentário contando a sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça seu cadastro para contratar um Jovem Aprendiz

Faça aqui seu cadastro para encontrar o primeiro emprego