O Instituto Relfe passou por uma reorganização, cheia de boas mudanças, e queremos te contar como está essa nova fase. Afinal, você é um grande parceiro para nós. Sentimo-nos honrados por compartilhar nossa história e caminhada com você.
 
O INSTITUTO RELFE
 
Atualmente, estamos oferecendo dois serviços de assistência social: um centro de convivência e um abrigo.
 
No centro de convivência, nossas crianças recebem alimentação, oficinas de música, karatê, street dance, balé, esportes e diversas atividades lúdicas – tudo isso no contraturno escolar. A ideia básica desse projeto é que as crianças fiquem longe das ruas, sem tempo ocioso. Dessa forma, ficam mais distantes das ofertas do crime, do tráfico e da prostituição. Nesse projeto, as famílias também recebem atendimento de uma assistente social, para orientá-las sobre seus direitos e ajudá-las em assuntos de competência técnica.
 
criancas-alimentacao-relfe
No abrigo, devido  a diretrizes judiciais, podemos acolher até 20 adolescentes. No momento, estamos com 13 e um bebê . Nesse serviço, os adolescentes recebem o cuidado e a proteção de um lar, além de contarem com o apoio de uma equipe técnica, composta por uma psicóloga e uma assistente social.
crianca-ganhando-brinquedo-relfe
AGORA, VAMOS ÀS NOVIDADES
 
CENTRO DE CONVIVÊNCIA
 
O centro de convivência passou por uma reforma e está lindo! Pintamos todo o espaço e compramos móveis novos. Está muito mais confortável para as crianças e para a equipe de educadores. Fora isso, reforçamos nosso time de educadores com mais três professores de música: Sophia, Leandro e Gustavo. Outra boa notícia é a chegada da professora Miria, profissional da educação com mais de vinte anos de experiência, que nos ofereceu consultoria pedagógica gratuita pelos próximos três anos. Uma vez por semana, ela visita o Instituto Relfe para desenvolver atividades com as crianças e fazer relatórios individuais sobre cada uma delas, trabalho importante para nossa equipe, pois nos aproxima mais das crianças e nos ajuda a entender melhor a necessidade de cada uma, em seu universo singular.
 
nova-quadra-de-esportes-e-melhorias-no-predio-relfe
ABRIGO CASA RELFE
 
No abrigo, contratamos a Walkiria, nova coordenadora geral. Profissional muito competente, com longa experiência em projetos do terceiro setor na cidade de Peruíbe. Sua visão e experiência já contribuíram profundamente com o abrigo, em pouco tempo de trabalho. Ela elaborou um excelente workflow, para controlar as atividades e metas semanais da equipe da Casa Relfe.
FESTIVAL DO BEM
 
Realizamos o Festival do Bem. Foi o nosso primeiro evento beneficente. Aconteceu em fevereiro, na Igreja Betesda de São Paulo. O show reuniu os artistas Leonardo Gonçalves, Marcela Taís e Daniela Araújo. Tanto a igreja quanto os artistas fizeram parceria com o Instituto Relfe e não cobraram por seus serviços. O evento contou com algo em torno de 800 pessoas, um número que nos deixou bem satisfeitos.  Não conseguimos arrecadar dinheiro, apenas o suficiente para pagar as contas o próprio evento, mas valeu pela primeira experiência e pela exposição positiva da imagem do Instituto Relfe. A ideia é repetir o evento em 2017, dessa vez, mais preparados para o desafio.
 
evento-relfe-festival-do-bem
DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
 
Devido ao volume de trabalho, à demanda e as dimensões que o Instituto Relfe ganhou, criamos uma nova área chamada Desenvolvimento Institucional. Essa área reúne os departamentos de comunicação, captação de recursos e projetos. O objetivo é que o Instituto Relfe cresça em número de projetos e crianças atendidas, e para isso, um grande trabalho precisará ser feito.
 
A área de Desenvolvimento Institucional já deu passos importantes até aqui: organizou toda a comunicação do Instituto Relfe (logomarca, cartões de visita, folder institucional, redes sociais e site), começou a captação de recursos com pessoas físicas por meio de arrecadação de nota fiscal paulista e campanha de apadrinhamento. No próximo semestre, o objetivo é começar a captar recursos com empresas e implantarmos uma central de telemarketing. Além disso, conta com uma equipe estratégica para escrever novos projetos e concorrer a editais.  Esse trabalho também já deu frutos, pois ganhamos dois editais nesse semestre, um com o Banco do Brasil e um com a Fundação Salvador Arena. Ficamos profundamente felizes por isso!
 
Esses dois editais que vencemos são para um novo desafio que nos colocamos: criar um conservatório de música ainda em 2016. Ambos editais somam aproximadamente R$ 100 mil, e são exclusivamente para a compra de instrumentos e preparação da sala de música. Estamos cheios de expectativa e boas perspectivas.
 
resultados-instituto-relfe
RESULTADOS
 
No segundo semestre passaremos a oferecer três serviços: Centro de Convivência, Abrigo e Conservatório de Música. Em outras palavras, estamos concretizando a ampliação do Instituto Relfe e o número de crianças atendidas.
 
 
CONSELHO CONSULTIVO
 
Com a ampliação do Instituto Relfe, entendemos que estava na hora de reunir um conselho consultivo, composto por profissionais que pudessem nos auxiliar e apoiar diante dos novos desafios. Entendemos que o conselho deve ser multidisciplinar, reunindo pessoas de diversas áreas, com experiências de vida, profissionais e acadêmicas diferentes. Ainda temos algumas pessoas para convidar, mas por hora, já montamos uma boa equipe:

1. Simone Correa – Compliance / Pfizer Ltd UK

2. Camila Souza – Marketing / Laboratórios Pfizer

3. Gedeon Freire – Sociólogo / Professor e assessor parlamentar

4. Fernando Artacho – Advogado / Defensor Público

5. André Artacho – Mídias digitais / CEO Havas Social
 
6. Silvia Geruza – Psicóloga / Terapeuta clínica, professora e pastora
 
 
FINANÇAS
 
Estamos correndo com a documentação do Instituto Relfe para tirar a certificação de CEBAS. Trata-se de um certificado federal que nos dá descontos fiscais por sermos uma entidade beneficente de assistência social. Se conseguirmos, teremos isenção de alguns impostos e ganharemos um pouco de fôlego financeiro. Será de grande ajuda nesse momento.
 
 
EM FRENTE
 
Tudo o que fizemos até aqui, foi com a sua ajuda. Por isso, receba toda a nossa gratidão. São mais de duzentas crianças e adolescentes, mais de 150 famílias, e quase 30 profissionais te agradecendo. Esse é o tamanho do universo que você colabora e participa.
 
alunos-em-frente-instituto-relfe
 
Contamos com você para fazermos mais, juntos.
 
Não se esqueça de falar de nós para os seus familiares e amigos, nem de nos divulgar em suas redes sociais. Incentive-os a serem colaboradores e parceiros também. Nós precisamos de ajuda, e quanto mais pés estiverem na mesma trilha que a nossa, mais longe iremos.
 
Fraternalmente,
 
Lucas Lujan
Diretor Desenvolvimento Institucional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça seu cadastro para contratar um Jovem Aprendiz

Faça aqui seu cadastro para encontrar o primeiro emprego