Dia 28 de Outubro recebemos a Socorro Mendonça, do Amigos Instituto do Peito de Peruíbe, para uma palestra sobre o Outubro Rosa. Falamos sobre autoexame, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A palestra faz parte do ciclo mensal de palestras do Instituto Relfe, no qual abordamos temas relevantes para as famílias de nossas crianças e adolescentes.

O câncer de mama é o segundo câncer que mais mata no Brasil. Quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Por isso, não tenha medo e faça o autoexame. É um procedimento simples, que pode detectar o câncer na sua fase inicial:

1) Em pé, em frente a espelho, observe o bico, a superfície e o contorno dos seios. Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo.

2) Ainda diante do espelho, levante os braços e observe, com o movimento, se ocorre alguma mudança no contorno das mamas. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando a mama.

3) Deitada(o), com os dedos da mão esquerda, pressione suavemente a pele da mama direita. Faça movimentos circulares. Repita o exame na mama esquerda, com os dedos da mão direita.

4) No chuveiro, examine suas mamas durante o banho, pois as mãos escorregam mais facilmente sobre a pele molhada. Eleve os braços e deslize os dedos suavemente por toda a mama, estendendo até a axila.

Fique atenta(o) a:

– Feridas e mudanças na textura da pele da mama;

– Alterações no tamanho ou no formato da mama;

– Vermelhidão, ardor ou coceira na pele e/ou ao redor do mamilo;

– Saída de líquido de origem desconhecida em um ou ambos os mamilos;

– Nódulo ou inchaço da axila ou ao redor da clavícula;

– Mudança na textura da pele, como enrugamento ou covas (aparência de pele de laranja);

– Inversão ou mudança no formato do mamilo;

– Dor constante nas mamas os axilas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça seu cadastro para contratar um Jovem Aprendiz

Faça aqui seu cadastro para encontrar o primeiro emprego